Fenômeno luminoso foi registrado em cidades como Brumado e Caetité e outras cidades da região; especialistas acreditam que pode ter sido causado por lixo espacial.
Na noite desta segunda (27), uma intensa luz cruzou o céu e iluminou a paisagem noturna de Irecê, surpreendendo moradores da cidade.
O clarão, descrito como uma bola incandescente com um rastro alaranjado, também foi avistado em outras cidades do Sudoeste baiano.
Relatos indicam que o fenômeno foi breve, durando poucos segundos, mas extremamente intenso. Dizem que parecia um meteoro caindo, que deixou o céu iluminado de repente. Foi rápido, mas muito bonito e assustador ao mesmo tempo.
Especialistas apontam que eventos luminosos como esse, geralmente, estão relacionados à reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre. Tratam-se de fragmentos de foguetes, satélites ou equipamentos que se incendeiam e se desintegram ao entrar em contato com a atmosfera, criando o efeito de uma bola de fogo.
Em casos recentes no Brasil, como destacou o geofísico Sérgio Sacani, eventos semelhantes foram confirmados como sendo lixo espacial, e não meteoros.
Apesar do susto inicial, não há registros de quedas de fragmentos na área de Irecê ou de qualquer dano em solo. O fenômeno foi um espetáculo celestial momentâneo, despertando a curiosidade e espanto.
Via Irecê Notícias